8 de ago de 2012


Porque choramos?

4
Alguém já parou e questionou, o porque choramos?



O choro pode ter vários significados diferentes: alegria, dor, vitória, derrota, heroísmo, fraqueza, Tudo depende da cultura, da época e do sexo que derrama as lágrimas!

O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, são liberados. Através do sistema nervoso independente causarão a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima. Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano.

As lágrimas ajudam a pessoa não só a expressar suas necessidades, mas também a preenchê-las.” Chorar funciona como uma descarga física e emocional. O filósofo romano Sêneca já tinha escrito: “As lágrimas aliviam a alma”. E um antigo provérbio hindu afirma que chorar faz bem para a aparência (depois que o inchaço dos olhos passar, obviamente). Ou seja, chorar traz benefícios para o corpo, para a alma e para o humor.

De acordo com Tom Lutz, a maioria das pesquisas atuais sugere que, ao contrário do que se pensa, o pranto não acontece num momento de clímax emocional para desafogar a tensão. As lágrimas aparecem, na verdade, quando o organismo está se restabelecendo da profusão de emoções. Trata-se de uma reação pós-crise, de um mecanismo natural de cura. “Um bom choro vale mais que doses de tranqüilizantes”, diz Guillermo Ruben. Portanto, luz verde para as lágrimas. Da próxima vez que sentir emoções fortes, abra as comportas sem culpa.

4 comentários:

Lívia Maria disse...

Olá Maria Helena.

Amiga Catarina, nossa, o tema das lágrimas é longo, e acaba virando um 'rio de lágrimas'.

Quem de nós não passou por diferentes experiências que nos levaram as lágrimas, sejam essas positivas, dolorosos, quentes, de explosão, de empatia, de descoberta, dúvidas, etc.

Entendo que o principal sinal das lágrimas, esta atrelado ao fato de estarmos VIV@S.

Aprendi muito com as lágrimas, até mesmo com as ardências nos olhos, naquele processo de 'voltar ao normal', da nossa região facial próxima aos olhos. Também escutei pérolas, como: "para de chorar guria, é feio" ou "chorar é bom pra crescer" ou "segura esse choro, não mostre fraqueza", e assim segue.

Bom, como o rio passa, o mar também se movimenta, as lágrimas devem representar esse vai e vem, essa oscilação, a possibilidade de crescermos, também.

Que venham os lenços de papel para acompanhar esse momento de renovação.

Ah, claro, que se puder contar com um 'ombro' que esteja disposto a receber essa lágrima, também é importante.

Beijos lacrimais.
Lívia.

Maria Helena disse...

Oie Livia!

Muito boa sua contribuição!! Adorei!

Raquel disse...

Maria Helena, my big friend... sabes que se eu pagasse imposto para chorar estava pobre neh... hehehe... choro de alegria, de tristeza, quando me emociono, choro sem motivos... mas acho que é isso mesmo, é melhor continuar chorando de vez em quando do que partir para tranquilizantes, afinal o choro também traz benefícios e é uma descarga de peso no corpo e na alma... adorei a matéria, PARABÉNS pelo seu blog!!!

Maria Helena disse...

Oi Keka querida! Obrigada pela visita!

É verdade! Chorar é bom... rejuvenesce a alma e o espirito! Saudades!

Volte Sempre!

Postar um comentário

Obrigada pela visita ao Blog Mulher Catarina!

Sua ideia, sugestão, dica e comentário é muito importante!

Obrigada,

Equipe Mulher Catarina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Direitos Autorais

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. A maioria possui os créditos, mas se alguma foto for sua e não tiver e desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. Email: catarinamulher@gmail.com

REDES SOCIAIS