28 de fev de 2012


Vela de laranja

0
Minha curiosidade é grande, sempre estou pesquisando coisas novas para trazer e mostrar no blog... e foi assim que achei o site Manual do Mundo, é como se fosse um "manual dos escoteiros mirins"., agora vc esta pensando... manual dos escoteiros mirins? o que isso tem haver com o Blog, com Mulher Catarina?

Pois bem... Manual do Mundo é um site, com vários videos de diversos assuntos, a fim de explicar (ou ensinar)  algumas experiências/acontecimento da vida por meio da física, química e/ou biologia.

Curioso(a) pra saber o que tem a ver a Vela de laranja com o Manual do Mundo e o blog?

Pois bem, O manual do mundo ensina como fazer uma vela de laranja! Isso mesmo de LARANJA.... não é de essência ou de outro material é a própria laranja! Bem legalzinho pra decorar um jantar.. ou algo do tipo!


MATERIAL:

- Laranja
- Faca
- Tesoura
- Óleo de cozinha


É considerado uma experiência de física e biologia:

"O "segredo" desta experiência é o fenômeno da capilaridade, que faz que líquidos tenham a tendência de preencher tubos muito pequenos. Isso acontece nas velas, por exemplo, em que a parafina líquida percorre o pavio, vencendo a força da gravidade.

A capilaridade existe porque existe uma atração entre as moléculas dos líquidos e dos sólidos. Esse fenômeno é muito importante para as plantas, pois ajuda na circulação de líquidos dentro delas.

A experiência da vela de laranja aproveita os canais microscópicos da laranja para usar o fenômeno da capilaridade: o óleo penetra no pavio e sobe, formando uma vela". (Manual do Mundo). 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita ao Blog Mulher Catarina!

Sua ideia, sugestão, dica e comentário é muito importante!

Obrigada,

Equipe Mulher Catarina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Direitos Autorais

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. A maioria possui os créditos, mas se alguma foto for sua e não tiver e desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. Email: catarinamulher@gmail.com

REDES SOCIAIS