28 de mai de 2011


INSPIRAÇÃO: Fondue

0
Com o frio chegando ficamos mais caseiros e mais gulosos! No inverno sempre ganhamos uns quilinhos a mais, devido as coisas boas que o inverno proporciona na culinária! Um filme com pipoca, tardes com cafés deliciosos, chocolates quentes, pão recheado (receita do Bila), e então o FONDUE! Quando penso em Fondue, sempre lembro das delicias de chocolate (acho que grande parte das pessoas pensam no Fondue de Chocolate), porém existem outros além dos tradicionais de chocolate e queijo!

A origem do Fondue (fundida) não é totalmente conhecida, mas foi na região de Jura/Savoie é um prato de origem na Suiça na fronteira franco-suiça, a receita mas antiga encontrada é de 1699 em Zurique!


Fondue de Carne: Carne de boi, frango ou porco crus, para serem fritos na hora de consumir (espeta-se o garfo do founde na carne e coloca-se dentro da panelinho com óleo para fritar) e para acompanhar escolha variados tipos de molho, como: molho de hortelã, molho de tártaro, rosê e de mostarda! 


Fondue Doce - Chocolate (branco ou preto): Feito geralmente com chocolate, seja preto ou branco, creme de leite e licor (também existem versos feitas com doce de leite ou leite condensado) é servido com frutas, como: banana, kiwi, morango, uva ou também marshmallow.


Fondue na Pedra: com pedaços de carne, (diferente do founde de carne) esta modalidade não é frita no óleo, é preparado (grelhado) em uma pedra (réchaud) e servido com diversos molhos a sua escolha.


Fondue Chinoise: popular na suiça, este founde é feito com legumes, peixe e carnes cozinhos em caldo de carne preparado com especiarias,


Fondue de Queijo: preparados tradicionalmente com os queijos emmental e gruyére, fundidos em vinho são servidos com pães, batatas, cenouras e finas fatias de carne e frango grelhados na predra!

RECEITA DE FONDUE DOCE (CHOCOLATE)

400gr de chocolate ao leite barra
100gr de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
1 cálice de licor Amarula
frutas picadas (banana, kiwi, uva e morando)

MODO DE FAZER:

Derreta as 400gr de chocolate o leite + 100gr de chocolate meio amargo em banho maria;
Após derreter as 500gr de chocolate adicione 1 cálice de licor Amarula;
Após misturar o cálice de licor Amarula, adicione o creme de leite;
Mexa até criar uma consistência cremosa;
MEXA para não empelotar

Coloque na panela de fondue, acenda o fogo na medida certa para não queimar o fundo da panelinha;
Coloque as frutas em recipientes separados;
Espete s frutas e mergulhe no chocolate!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita ao Blog Mulher Catarina!

Sua ideia, sugestão, dica e comentário é muito importante!

Obrigada,

Equipe Mulher Catarina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Direitos Autorais

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. A maioria possui os créditos, mas se alguma foto for sua e não tiver e desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. Email: catarinamulher@gmail.com

REDES SOCIAIS