22 de mai de 2011


CUIDE-SE: Saúde Mental

2
Hoje o Mulher Catarina, vai abordar um assunto, muito importante para você leitor(a). Já é de conhecimento que devemos cuidar da saúde, quando escutamos esta frase “cuidar da saúde”, grande parte refere-se somente a saúde FISICA. Porém a saúde MENTAL é tão importante quanto. E quando falamos de saúde, falamos de vida!

Tanto a saúde mental e física possuem suas importâncias, a física para sustentação do nosso corpo e a mental para termos forças suficientes para enfrentar os obstáculos.


Dando enfase a SAÚDE MENTAL, este termo é usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. “Na perspectiva da psicologia positiva, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica”.

A saúde mental visa cuidar das alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, na vida social, na vida pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral.


Você provavelmente conhece alguém que tem problemas mentais. Como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, mau uso de drogas e álcool, demência e esquizofrenia. O pré-conceito com a saúde mental é grande, onde muitas pessoas tratam as pessoas com estes transtornos de formas diferente sem reconhecer que sofrem com doenças mentais.
Lembre-se de que estes problemas mentais podem afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde. E para cuidar da Saúde Mental, existe a Política Nacional de Saúde Mental, apoiada pela Lei 10.216/02, que busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberta e de base comunitária. 


FIQUE DE OLHO VOCÊ TAMBÉM. Procure um médico de sua confiança e faça uma avaliação da sua Saúde Mental.  Ainda na seção CUIDE-SE, vou abordar as terapias alternativas, fique de olho!

2 comentários:

Anônimo disse...

depois do coração o mais importante em nosso corpo é nossa mente, devemos cuidar muito bem.

Lívia Maria disse...

Oi,

Bom, como Psicóloga, tenho que defender a minha categoria.

Nós também acompanhamos as fragilidades da saúde mental.

Com os processos de transformação constante que a nossa sociedade contemporânea passa e as dificuldades de relacionamento, de estabilidade profissional, ruidos na comunicação, o consumo de drogas lícitas e ilícitas, dentre outros aspectos, o "ser" e "estar" na sociedade em alguns momentos contribuem para problemas de ordem Psi.

O reconhecimento desses momentos é fundamental para a busca de um acompanhamento profissional e resgatar o bem estar mental.

Postar um comentário

Obrigada pela visita ao Blog Mulher Catarina!

Sua ideia, sugestão, dica e comentário é muito importante!

Obrigada,

Equipe Mulher Catarina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Direitos Autorais

Muitas das imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. A maioria possui os créditos, mas se alguma foto for sua e não tiver e desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada. Email: catarinamulher@gmail.com

REDES SOCIAIS